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Assista ao nosso documentário: Cartas para um amanhã: compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola

Compartilhando Memórias ... Março de 2017

terça-feira, 28 de março de 2017

Foi realizado no período de 14 a 18 de Março o segundo módulo do nosso projeto. “A Educação Integral em Sexualidade nas Escolas: Novas visões, Novas práticas” que trabalhou questões de gênero, sexualidade e orientação sexual que permeiam nossa sociedade e principalmente o ambiente escolar. Com a condução da Professora Neibe Leane,Professor Tom Menegaz e dos pibidianos Thiago Augusto e Vitor Rodrigues.



14/03/17- Entrelaçando Pesquisas- O debate aconteceu em torno do que é ser homem e ser mulher na sociedade. Como os papeis de gênero (socialmente determinados pelo conjunto de regras e valores que nos regem) interferem nas nossas relações de ensino-aprendizagem, sociais e culturais. A violência contra a mulher e o machismo também foram eixos abordados pelas diversas dinâmicas e jogos teatrais utilizados pelos condutores do encontro.

16/03/17 – Ação Transversal – Neste dia nos reunimos na parte da manhã na Escola Municipal Professor Sérgio de Oliveira Marquez, com uma turma de alunos do 9º ano do ensino fundamental.  Os mesmos jogos realizados com os cursistas do projeto no primeiro dia foram também propostos aos alunos da escola. O resultado demonstra a importância do tema deste módulo e a necessidade da criação de espaços para debates e discussões dos assuntos trabalhados neste módulo: gênero, sexualidade e orientação sexual.


18/03/17 – 43º Fórum de Educadores em Teatro de Uberlândia –Após trabalharmos as questões de gênero específicas do masculino e feminino, ampliou-se a discussão em torno das questões de gênero e sexualidade – o que há entre o feminino e o masculino? Transexual, não-binário, bissexual, intersexo, gênero fluido, queer, dragqueen, travesti, cisgênero, agênero, andrógino, lésbica, homossexual, heterossexual, assexual, bigênero, genderqueer, e tantas outras, foram palavras estudadas e trabalhadas durante o encontro. A visão do quanto somos diferentes e plurais demonstrou que em um ambiente onde se lida com diversas pessoas é impossível se ater a apenas dois conceitos “básicos” (homem e mulher) para que todos se sintam participantes de um mesmo processo. Contamos também com a apresentação do Grupo de Teatro Apoteose que levou a cena “Quem haverá de detê-los?” enriquecendo ainda mais a nossa tarde. Como fechamento do módulo realizou-se uma roda de conversa para refletir sobre como as instituições religiosas (tema da cena traga pelo grupo) interferem em nosso sistema educacional e na maneira de pensar dos indivíduos. 

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