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Assista ao nosso documentário: Cartas para um amanhã: compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola

Seminário de Ensino Aprendizagem em Teatro - "Escola Básica: Intervenção e Performance”

segunda-feira, 21 de julho de 2014


Seminário de Ensino Aprendizagem em Teatro -
 "Escola Básica: Intervenção e Performance”
  
 A realização do Seminário de Ensino Aprendizagem em Teatro: Escola Básica - Intervenção e Performance e do XIX Fórum de Diálogos entre os Educadores de Teatro será nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia e em outros espaços conforme a programação no item 6. O evento está vinculado ao Projeto Partilhas, ateliês e redes de cooperação - aprendizagens teatrais na escola básica (Ed. 13/2012 CAPES/FAPEMIG).

1. Apresentação e Histórico

O projeto Partilhas, ateliês e redes de cooperação - aprendizagens teatrais na escola básica, desenvolvido desde maio de 2013 com previsão de término para maio de 2015, tem como objetivo principal ampliar, fortalecer, diversificar e aprofundar as experiências de formação, produção e apreciação teatral em Escolas Básicas da cidade de Uberlândia. Dentro desse processo, a busca é por uma construção coletiva em que os passos a serem trilhados têm sido focalizados na horizontalidade do diálogo e na troca efetiva de experiências e saberes entre os educadores e estudantes da rede ensino da Escola Básica e do curso de graduação em Teatro e mestrado em Artes da Universidade Federal de Uberlândia.
Entre as principais ações desse projeto, é possível destacar: a realização mensal de Fóruns de Diálogos entre os Educadores de Teatro, as ações artísticas partilhadas entre as escolas, e entre as escolas e universidade, a realização de um Mapeamento do Ensino de Teatro na cidade, a Mostra anual de Teatro Escolar, o documentário Cartas para um amanhã – compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola e o presente Seminário.
Este último tem como proposta a reunião de escolas parceiras, docentes e pesquisadores do entorno, assim como de convidados provenientes de outras cidades, universidades e outras instituições de aprendizagem, visando inserir os diálogos do projeto em um debate mais amplo no contexto da área de Pedagogia do Teatro,  intensificando o círculo de diálogos e a rede de cooperação. Essa jornada será realizada por meio do tema "Escola Básica: Intervenção e Performance", que surge a partir de práticas e reflexões  do cotidiano do projeto e das edições anteriores dos fóruns mensais que ocorrem há dois anos aproximadamente. 

2. Modalidades de participação
Os interessados podem inscrever-se em uma ou mais modalidades: apresentação de trabalhos, ouvinte e participante de oficina.

2.1. Apresentação de Trabalhos

Será realizada por relato de experiência e/ou como comunicação e os interessados podem submeter até duas propostas, sendo obrigatoriamente uma em cada modalidade.

a)  Apresentação dos relatos de experiências. Será utilizada a metodologia do “Espaço aberto” ou “Open Space”, que consiste em uma forma não hierarquizada de compartilhamento em que os participantes a partir da ciência dos resumos selecionados para o evento, vão levantar e eleger questões no momento de apresentação. Tais proposições serão discutidas em subgrupos simultâneos a partir do interesse dos presentes. A sessão será finalizada com uma plenária sintetizando os pontos debatidos.
b)  Apresentação das comunicações de pesquisas. Será realizada no formato de “Desmontagem” que consiste em um procedimento de revisitar um processo de criação, ensino e/ ou investigação, reelaborando-o. Aquele que propõe revisita e seleciona aspectos e, nesse percurso, desvela vestígios até então não percebidos. O tempo de apresentação será limitado a 20 minutos e os proponentes devem indicar na inscrição as necessidades técnicas para sua apresentação.

2. 2.  Participação nas oficinas

O critério de seleção será por ordem de inscrição dentro da modalidade professor ou estudante de acordo com o calendário (ver item 3). Será permitida inscrição em apenas uma oficina.
·         Oficina 1: Intervenção Urbana. Ministrantes: Coletivo Mapaxilográfico e Prof. Drª Carminda Mendes André.

    ·    Oficina 2: Dramaturgias do Espaço e a criança performer. Ministrantes: Prof. Drª Marina Marcondes Machado.

2.3. Ouvintes
Nessa modalidade, é possível participar livremente das apresentações, exceto das oficinas.

3. Inscrições
Para se inscrever nas atividades do Seminário de Ensino em Teatro: Escola Básica - Intervenção e Performance e XIX Fórum acesse o link e preencha o formulário:  

   
3.1 - As inscrições em qualquer uma das modalidades propostas ocorrerão no período de 21 de Julho a 5 de Agosto para professores da escola básica e de 28 de Julho a 5 de Agosto de 2014 para estudantes, artistas e demais interessados.

3.2 - Há um limite de 70 vagas, sendo 35 para professores da rede básica e 35 para estudantes, artistas e demais interessados.

3.3 - Para Oficina 1: Intervenção Urbana há um limite de 20 vagas. Para Oficina 2: Dramaturgias do Espaço e a criança performer há um limite de 25 vagas.

4-Normas para submissão de trabalho:

4.1. Formatação de proposta para Relato de Experiência ou Comunicação de Pesquisa.

4.1.1 – A submissão de proposta para Relato de Experiência ou Comunicação de Pesquisa deverá contemplar três itens: Cabeçalho, Resumo, Palavras-chave. Os três itens deverão estar em formato justificado, espaço simples, fonte ARIAL, corpo 12.

4.1.2 – Todos os conteúdos deverão conter no máximo 2.500 caracteres, incluindo espaço.

4.1.3 – O CABEÇALHO deverá estar assim organizado:
  • O nome do autor deve iniciar com a indicação do SOBRENOME usual de citação de autor (em letras maiúsculas), seguido de seu(s) prenome(s) e ponto (caso se trate de mais de um autor, o padrão a ser usado deve ser o mesmo, como em qualquer referencial bibliográfico, com ponto e vírgula separando um autor do outro). Observação: caso se trate de nome artístico, convém informar entre parênteses o verdadeiro nome do autor.
  • Após o nome do autor, ainda na mesma linha, o cabeçalho deve conter o título do trabalho em negrito, seguido de ponto.
  • Após o título, na continuação da mesma linha do cabeçalho, deve ser informada a cidade onde o trabalho foi produzido (seguida de dois pontos) e, logo depois, o nome da instituição que o abrigou, seguida de ponto.
  • Após a cidade e a instituição onde foi produzido o trabalho, na continuação do cabeçalho:
a) os professores devem indicar a instituição de seu eventual vínculo empregatício e a natureza desse vínculo (separados por ponto e vírgula), seguidos de ponto;

b) os estudantes (graduação e pós-graduação), bem como os professores em momento de formação, devem indicar o nome da instituição, o nível dos estudos em curso e o nome do orientador (sem a inclusão de “Prof. Dr.”, tudo separado por ponto e vírgula), seguidos de ponto;

c) os bolsistas (professores ou estudantes) devem indicar também a instituição de manutenção de sua bolsa e respectivo nível (separados por ponto e vírgula); tudo seguido de ponto.

·         Após a indicação do contexto institucional, opcionalmente, ainda no cabeçalho, o autor pode acrescentar a(s) função(ões) artística(s) profissional(is) que exerce (p. ex.: Dançarino e dramaturgo).

 4.1.4 – O RESUMO, separado do cabeçalho por uma linha, deverá ser encabeçado pela palavra RESUMO centralizada, escrita em letras maiúsculas e negritadas. De acordo com as orientações da ABNT, o resumo constitui uma “Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto” (2003, p. 1), apresentando a natureza do trabalho, metodologia, resultados e conclusões. No caso de desmontagem, apresentar as necessidades técnicas para apresentação.

4.1.5 – Logo abaixo do Resumo, em linha separada, deverá constar em negrito o termo “PALAVRAS-CHAVE” seguido de dois pontos. Na mesma linha, o autor deverá indicar de três a cinco palavras-chave, separadas por dois pontos.

5- Normas para publicação do trabalho:

5.1 – Todos os participantes do evento têm direito a encaminhar trabalho completo para publicação na Revista Rascunho - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas, do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.  Salvo, alunos de graduação. A aceitação do mesmo fica sujeita à avalição do comitê científico.

5.2 – O prazo para encaminhar os textos completos é dia 30 de setembro de 2014 por meio de submissão no endereço eletrônico da revista: http://www.seer.ufu.br/index.php/rascunhos/about/index. Os textos completos deverão contemplar o roteiro e as normas de formatação estabelecidas pela Comissão Editorial, disponíveis no site.

5.3 - Os textos que não estiverem estritamente dentro das normas de formatação estabelecidas pela Comissão Editorial da Revista Rascunho serão imediatamente recusados.

5.4 – Os textos completos, devidamente formatados dentro das normas da publicação, serão encaminhados à avaliação do comitê científico da revista que tem autonomia na definição de critérios e procedimento de avaliação dos textos a serem publicados.

5.5 – Os selecionados para publicação do trabalho completo receberão notificação por e-mail e posteriormente será divulgado no blog do Projeto Partilhas. 

6. PROGRAMAÇÃO 



29 de agosto, Sexta-feira
30 de agosto, Sábado
31 de agosto, Domingo
Manhã

9h as 12h – Salas de Interpretação – Bloco 3M
Relatos de Experiência - Open Space

9h as 12h – Salas de Interpretação – Bloco 3M
Mesa Redonda: Teatro e Escola Básica





Tarde

16h as 17h – Sala 08 – Bloco 3M
 Oficina 1: Intervenção Urbana. Ministrantes: Coletivo Mapaxilográfico e Prof. Drª Carminda Mendes André.
17h as 19h – Sala 01 – Bloco 3M
Credenciamento

14h as 18h – Local a ser divulgado no credenciamento do evento
Oficina 1: Intervenção Urbana.
Oficina 2: Dramaturgias do Espaço e a criança performer.

14h as 18h – Sala de Interpretação – Bloco 3M
Comunicação de Pesquisa - Desmontagem

Noite
19h as 22h30min – Sala de Encenação – Bloco 3M
Palestra: Derivas na cidade espetaculizada, o que educa? – Prof. Drª Carminda Mendes
Palestra: Performance, intervenção e escola – diálogos possíveis – Prof. Drª Marina Marcondes
19h – Pontos dos Truões
Espetáculo Ali Babá e os Quarenta Ladrões - Trupe de Truões
*Ingresso: R$20 (int) e R$10 (meia)

 

Em caso de dúvidas ou necessidade de maiores informações entre em contato pelo e-mail projetospartilhas@gmail.com

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