Ocorreu na semana de 14 a 18 de fevereiro o módulo "
A criança protagonista: práticas de transformação do espaço-tempo
escolar".
Realizado em três momentos, a programação integra o Curso Partilhas
Teatrais em Extensão e foi conduzida pela Profª. Luciana Hartmann (UNB) e Prof.
Eduardo Gasperin (CEMN):
1. Entrelaçando pesquisas (terça,
14-02) - cada professor partilhou suas
pesquisas e trabalhos vividos com crianças. A professora Luciana Hartmann
falou das experiências com as crianças contando histórias, no Uruguai, no
Brasil e na França; o professor Eduardo Gasperin
relatou seus projetos e práticas desenvolvidas a partir do método
do Drama-Processo com crianças de quatro e cinco anos. Para encerrar, o professor compartilhou com os participantes um curto episódio de
Drama-processo utilizando como pré-texto a terra
do nunca (parte da história de Peter Pan) e
fotos de infância dos participantes.
2. Ação Transversal (quinta, 16-02) - os professores preparam uma atividade que
envolveu as pesquisas de ambos para realização com crianças de
cinco anos do Centro Educacional Maria de Nazaré acompanhados de alguns dos
cursistas. O contexto surgiu de uma ideia das próprias crianças que na semana
antes do evento trabalharam com as luvas de detetives e descobriram pegadas
pela escola. Surge desse contexto o caso do lagarto,
como novo episódio, que utilizou como pré-texto o mito de Kurupêakê. No início
o detetive Rintimtim (Eduardo Gasperin) entra na sala e apresenta sua convidada, a antropóloga Elizabeta (Luciana Hartmann), ela
por sua vez conta a história de Kurupêakê e convida as crianças a procurarem
pelo espaço escolar traços e desenho que relembrem a pele do lagarto. Antes de
saírem da sala, cada criança assumiu o papel de
detetive com nomes e escolheram entre os adultos os seus ajudantes, após
ganharam canetas e papel para registrarem. No retorno para a sala o detetive e
a antropóloga prepararam um espaço com
pincel e tinta que seriam utilizados para reproduzir nos corpos dos ajudantes e dos detetives os desenhos
encontrados.
3. 41º Fórum de Diálogos entre Educadores de
Teatro de Uberlândia (sábado, 18-02) - dividido em duas partes, na primeira sob a
condução da Prof. Luciana Hartmann houve uma experiência breve com jogos
e dinâmicas que possibilitam a instauração do sujeito contador de histórias.
Depois, ela compartilhou jogos com cartas e gravuras que também
propiciam e estimulam a criança como contadora. No segundo momento, os cursistas partilharam seus protocolos estéticos
a partir da leitura dos materiais já publicados pelo
projeto Partilhas Teatrais. Para encerrar compusemos uma roda para avaliação desse
encontro e levantamento das inquietações que
surgiram da temática abordada (a criança protagonista).
Esperamos vocês em março para mais trocas!!
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