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Assista ao nosso documentário: Cartas para um amanhã: compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola

Compartilhando memórias ... Fevereiro de 2017

quarta-feira, 8 de março de 2017

Ocorreu na semana de 14 a 18 de fevereiro o módulo " A criança protagonista: práticas de transformação do espaço-tempo escolar".

Realizado em três momentos, a programação integra o Curso Partilhas Teatrais em Extensão e foi conduzida pela Profª. Luciana Hartmann (UNB) e Prof. Eduardo Gasperin (CEMN):

1.  Entrelaçando pesquisas (terça, 14-02) - cada professor partilhou suas pesquisas e trabalhos vividos com crianças. A professora Luciana Hartmann falou  das experiências com as crianças contando histórias, no Uruguai, no Brasil e na França; o professor Eduardo Gasperin relatou seus projetos e práticas desenvolvidas a partir do método do Drama-Processo com crianças de quatro e cinco anos. Para encerrar, o professor compartilhou com os participantes um curto episódio de Drama-processo utilizando como pré-texto a terra do nunca (parte da história de Peter Pan) e fotos de infância dos participantes.

2. Ação Transversal (quinta, 16-02) - os professores preparam uma atividade que envolveu as pesquisas de ambos para realização com crianças de cinco anos do Centro Educacional Maria de Nazaré acompanhados de alguns dos cursistas. O contexto surgiu de uma ideia das próprias crianças que na semana antes do evento trabalharam com as luvas de detetives e descobriram pegadas pela escola. Surge desse contexto o caso do lagarto, como novo episódio, que utilizou como pré-texto o mito de Kurupêakê. No início o detetive Rintimtim (Eduardo Gasperin) entra na sala e apresenta sua convidada, a antropóloga Elizabeta (Luciana Hartmann), ela por sua vez conta a história de Kurupêakê e convida as crianças a procurarem pelo espaço escolar traços e desenho que relembrem a pele do lagarto. Antes de saírem da sala, cada criança assumiu o papel de detetive com nomes e escolheram entre os adultos os seus ajudantes, após ganharam canetas e papel para registrarem. No retorno para a sala o detetive e a antropóloga prepararam um espaço com pincel e tinta que seriam utilizados para reproduzir nos corpos dos ajudantes e dos detetives os desenhos encontrados. 

3. 41º Fórum de Diálogos entre Educadores de Teatro de Uberlândia (sábado, 18-02) - dividido em duas partes, na primeira sob a condução da Prof. Luciana Hartmann houve uma experiência breve com jogos e dinâmicas que possibilitam a instauração do sujeito contador de histórias. Depois,  ela compartilhou jogos com cartas e gravuras que também propiciam e estimulam a criança como contadora. No segundo momento, os cursistas partilharam seus protocolos estéticos a partir da leitura dos materiais já publicados pelo projeto Partilhas Teatrais. Para encerrar compusemos uma roda para avaliação desse encontro e levantamento das inquietações que surgiram da temática abordada (a criança protagonista).


Esperamos vocês em março para mais trocas!!





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