Pesquisar

.

.
Assista ao nosso documentário: Cartas para um amanhã: compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola

Nota informativa do XXI Fórum, realizado na ESEBA

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Imagem: Partilhas Teatrais
                    Começamos este encontro na ESEBA, às 14 horas, numa tarde agradável de chuva em Uberlândia, num sábado véspera de eleições presidenciais.
                    Getúlio iniciou as atividades apresentando um vídeo de um performer que faz desenhos com carvão ou diz em papeis longos, espalhados pelo chão. Getúlio já havia feito uma proposta semelhante em sua "desmontagem", no último seminário de ensino aprendizagem em Teatro. O exercício consiste em uma pessoa deitada em uma superfície de papel, segurando em suas mãos o carvão ou giz, e riscando a superfície, repetidas vezes, como se estivesse sobre a areia reproduzindo o clássico desenho do anjo, levantando e descendo os braços.
                    Esta técnica, é conhecida como "quinética", e é possível graças a repetição dos movimentos do artista. Esta atividade reune características simétricas encontradas na dança e também nas artes visuais, uma contribuição muito significativa para o Teatro.
Imagem: Partilhas Teatrais
                    Os professores participantes deste fórum, foram distribuídos sobre papeis espalhados pelo chão do anfiteatro da ESEBA, e construíram suas propostas de desenhos, ao som de uma música instrumental e da chuva, que caia serena do lado de fora.
                    Após as atividades, fixamos os papeis nas paredes da escola, pimpamos o espaço da sala, com a colaboração de todos os envolvidos. Em seguida, fizemos um delicioso lanche, e nos concentramos numa roda de conversa, onde compartilhamos experiências pessoais no teatro-escola.
                    Getúlio comentou conosco sobre sua postura de professor em defender o ensino do teatro na escola, criticou a fraca interdisciplinaridade encontrada nas escolas de modo geral, onde inclusive muitas vezes professores não mantém um diálogo constante com os outros professores em suas propostas na escola.
Imagem: Partilhas Teatrais
                    Após a fala, Vilma e Ricardo ressaltaram a necessidade do Partilhas em estar cada vez mais presente no convívio da escola básica. Após a roda de conversa, fizemos o lançamento do caderno de pesquisa, um dos projetos mais aguardados do Partilhas, que tivemos o orgulho em compartilhar com nossos professores e amigos. O caderno foi elogiado por todos, que puderam levar para casa cada um, um exemplar dele.


Outras imagens do fórum, você encontra em nossa página oficial no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Facebook

Participar do BLOG

Notícias

ACESSOS