Pesquisar

.

.
Assista ao nosso documentário: Cartas para um amanhã: compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola

Nota informativa do I Seminário de ensino Aprendizagem em teatro

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Imagem: Camila Amuy - Partilhas Teatrais

Inesquecível, esta foi a sensação comum entre todos os professores e alunos que participaram do I Seminário de Ensino Aprendizagem em Teatro, que aconteceu no último fim de semana na Universidade Federal de Uberlândia. Foram três dias de intensos compartilhamentos de sensações, experiências e pontos de vista, uma oportunidade valiosa para crescimento pessoal. 

Contamos com a presença de professores e pesquisadores de várias regiões do Brasil, em especial, destacamos a presença dos docentes que ministraram palestras e oficinas durante o seminário. A oficina de intervenção urbana abriu o evento e ficou por conta do coletivo mapaxilográfico e Prof. dra. Carminda Mendes André, que falaram sobre seus trabalhos e suas linhas de pesquisa no campo das ações performáticas em áreas urbanas. logo depois, Marina Marcondes ministrou uma palestra sobre Performance e intervenção em área escolar. para encerrar a noite, Caminda retornou à frente dos trabalhos expondo uma palestra sobre "derivas na cidade espetacularizada - o que educa?", uma ação que sensibilizou o público com as formas e as perspectivas que uma intervenção pode se desenvolver em público, dando o exemplo de duas performances distintas em período de natal em São Paulo-SP.

Imagem: Luis Manuel Araújo
Sábado, logo pela manhã, Prof. ms. Maria Ceccato orientou os trabalhos, proporcionando um momento marcante de compartilhamento de experiências e sensações. A metodologia "openspace" dividiu os participantes em 6 grupos de discussão, com temas variados, onde cada participante poderia acompanhar o tema que mais lhe despertasse interesse ou trocasse de grupo de acordo com suas sensações. A tarde, ocorreram as oficinas: "Intervenção Urbana" na casa do sambista João Rodrigues "Bolinho", no bairro Patrimônio, na zona sul da cidade, momento em que aprendemos muito sobre a história da cidade de Uberlândia, e a vida nas regiões carentes da cidade.  A outra oficina, foi "dramaturgias do espaço e a criança performer", ministrada por Marina Marcondes, e aconteceu na Escola Infantil Maria de Nazaré. À noite, assistimos o espetáculo "Ali babá e os Quarenta ladrões", no ponto de cultura da Trupe de Truões, no bairro santa mônica. 

Domingo de manhã, ocorreram ainda uma mesa redonda e compartilhamento de experiências das oficinas do dia anterior, e discussão sobre as dificuldades e desafios encontrados para a realização do mapeamento de professores de Teatro na cidade, pesquisa encabeçada por bolsistas do partilhas na Universidade. À tarde, no encerramento do evento, acompanhamos a apresentação das desmontagens de três professores de Teatro de Uberlândia, Maria De Maria, Getúlio Gois e André Luz nos ofereceram momentos de reflexão sobre questões importantes do teatro dentro e fora de sala de aula. Maria Ceccato ainda ministrou a palestra "Processos criativos de aprendizagem na gestão pública" e em seguida, uma roda de conversa, aconteceram as considerações finais, onde todos puderam se manifestar sobre as sensações gerais do evento, e as perspectivas individuais para os próximos meses. 

As fotos do evento você vê na página oficial do projeto Partilhas no facebook, e fique ligado, nosso próximo fórum de diálogos entre educadores de teatro de Uberlândia acontecerá dia 27 de Setembro, às 14 horas na Escola Campus Municipal de atendimento à pessoa com deficiência. rua Maria Salvina de Carvalho, 300, Bairro Morada da Colina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Facebook

Participar do BLOG

Notícias

ACESSOS