Pesquisar

.

.
Assista ao nosso documentário: Cartas para um amanhã: compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola

sábado, 19 de março de 2016

Estejam convidadxs para nosso Fórum!



quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Car@s professorxs e estudantes das Partilhas Teatrais,

Finalizamos 2015 com o 32o. e 33o. Fórum, no qual iniciamos a organização da V Mostra de Teatro Escolar.

A data da Mostra ficou definida para 23, 24 e 25 de maio de 2016.

Também definimos os primeiros fóruns do ano para 19 de março e 16 de abril de 2016.

Contamos com vocês para continuar construindo colaborAÇÕES e redes de cooperAÇÃO!

Até breve!!

XXXII Fórum de Diálogos entre Educadores de Teatro de Uberlândia

domingo, 15 de novembro de 2015


Imagens do XXXI Fórum de Diálogos entre professores de Teatro

Olá pessoal!

Nosso fórum aconteceu sábado dia 17/10/15, no SESC Uberlândia.
Participamos de uma atividade interativa seguida de roda de conversa com Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari: “Entre a Arte e a Educação: A Arte na Formação Estética da Criança”,


Seguem nossos registros fotográficos...








Fotos de Nélia Angélica de Araújo

XXXI Fórum de Diálogos - outubro de 2015



O Fórum foi transferido para o SESC Uberlândia para experienciar a proposta Conversas de Corpo, direção de Fernanda Bevilaqua. Atuação de Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari.

fotos da cachoeira, por Débora




Mémorias e derivas de Paulina sobre o fórum de setembro – cachoeira das Irmãs

Éramos quatro... Nélia, Gabriela, Débora e Paulina. Sentimos falta dos outros e outras companheir@s de viagem nos fóruns, mas decidimos que não desistiríamos do fórum na cachoeira, mesmo que ninguém de nós soubesse chegar exatamente na cachoeira das Irmãs.

Encontramos Bruna em frente ao Bloco 3M e ela nos deu várias indicações: não subir no viaduto da entrada de Araguari, pegar outra rodovia, seguindo as indicações para a usina, esperar pela entrada de terra larga a esquerda, com uma árvore e aquelas bolas de basquete na fiação elétrica. Isso foi o que nos levou até a cachoeira, além da ajuda do moço bonito pra quem pedimos ajuda na entrada de Araguari.

O dia estava ensolarado.
O cerrado nos acompanhava na estrada, mostrando os contrastes entre o céu azul e o verde, amarelo, terra vermelha do caminho.

Não sei se pela experiência corporal do deslocamento, a sensação de viajar para fora e para dentro ao mesmo tempo, devaneamos por conversas diversas, sem compromissos com temas predeterminados e acabamos falando de amor...

O ócio, o não planejado às vezes possibilita isso. Falar do que realmente importa. Desperdiçar o tempo...

Chegamos à cachoeira. Linda, linda... (eu já lembrava de Meninos, cantada por Xangai e crianças:  https://www.youtube.com/watch?v=zMdWhaZFxUM )

Demos voltas e o assunto voltou à tona: os amores, as relações.

(Fica a dica: Amores Livres - http://www.televideoteca.com.br/gnt/amores-livres )


Lavadas de cachoeira, voltamos.
A filosofia poesia de Manoel de Barros pra inventar mais sobre a arte de desperdiçar o tempo...



O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavras
fatigadas de informar.
Dou mais respeito
às que vivem de barriga no chão
tipo água pedra sapo.
Entendo bem o sotaque das águas
Dou respeito às coisas desimportantes
e aos seres desimportantes.
Prezo insetos mais que aviões.
Prezo a velocidade
das tartarugas mais que a dos mísseis.
Tenho em mim um atraso de nascença.
Eu fui aparelhado
para gostar de passarinhos.
Tenho abundância de ser feliz por isso.
Meu quintal é maior do que o mundo.
Sou um apanhador de desperdícios:
Amo os restos
como as boas moscas.
Queria que a minha voz tivesse um formato
de canto.
Porque eu não sou da informática:
eu sou da invencionática.
Só uso a palavra para compor meus silêncios.





Memórias Nélia

Passeio à cachoeira?
Confesso que fiquei em dúvida se iria ou não.
Nunca havia chegado perto, visto de perto, e quem dirá ter entrado em suas águas. Foi realmente uma experiência ímpar pra mim.

Contudo, não foi a cachoeira que me fez refletir, mas sim o meu estar naquele lugar, que me impossibilitava de fazer algo que não fosse para mim.

Um momento em que literalmente PAREI, e não fiz nada.

Só analisei o céu, as árvores, o lago, a cachoeira e senti que estou sempre muito presa em minhas obrigações. Sempre esquecendo de mim ...

Senti imensa  vontade de modificar minha vida, senti necessidade de voar...

 E me lembrei de uma música:...   https://www.youtube.com/watch?v=xpj_m9JchH0


Vem aí o XXX Fórum de diálogos entre educadores de Teatro

terça-feira, 8 de setembro de 2015


Memória do Fórum  22/08

- Agenda próxima data do fórum Set. devido ao cancelamento da viagem do CONANE
- Data 26/09 Galinhada| saída11:30 | cachoeira | carona solidária
- Retorno do agendamento co Gercina: Neibe e Marcelo não conseguiram falar com ela. Secretária disse que não estava agendado... :P

- Escola de Arte – Escola de Musica que virará agora Escola de Arte \ onde era a EE Felisberto Carrijo \ será coordenada por Antônio... Inauguração prevista para Setembro
- Fórum mais integrado à organização da Mostra de Teatro Escolar – Paulina propões encontro dos alunos com professores do fórum. Proposta para Outubro. Convidou os professores do Fórum para estarem na sala do estágio 1 no final do semestre.
- Necessidade de retomar os planejamentos dos próximos encontros disposto no blog. Participação de Neibe e Fred no CONFAEB – data de inscrição prorrogada | Paulina irá olhar como é para o lançamento do livro no evento.
- Luiz Humberto indicou um revista da FApemig para  projetos. Vilma ressaltou a importância  de divulgar o projeto em diversas instâncias.
- 17/10 Ateliê Carol, Marcelo e/ou Getúlio (Paulina pontuou: convidar os estagiários 1)
- 14/11 Desdobramentos CONFAEB; avaliação 2015; projeção 2016.
-05/12 Confraternização chácara: apresentação de trabalhos (Neibe e Gabi)
- Vilma retomou que não conseguiram terminar portfólios e agendou-se novo MUTIRÃO PORTIFÓLIO para o dia 22/09  a partir da 18:00. /GEAC
- Carol apresentou seu projeto... Ceci Cardoso | Leôncio do Carmo |... memória afetiva \ ocupação...
- Roberta apresentou sua pesquisa com crianças pq... ”temos 4 buracos e 5 dedos nas mãos”

- áudiotour conduzido por Paulina... shshshshshshhhhhhshhshshshshhshshsh\corpos de Rodin.
 

Facebook

Participar do BLOG

Notícias

ACESSOS