Pesquisar

.

.
Assista ao nosso documentário: Cartas para um amanhã: compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola

Vem aí o XXX Fórum de diálogos entre educadores de Teatro

terça-feira, 8 de setembro de 2015


Memória do Fórum  22/08

- Agenda próxima data do fórum Set. devido ao cancelamento da viagem do CONANE
- Data 26/09 Galinhada| saída11:30 | cachoeira | carona solidária
- Retorno do agendamento co Gercina: Neibe e Marcelo não conseguiram falar com ela. Secretária disse que não estava agendado... :P

- Escola de Arte – Escola de Musica que virará agora Escola de Arte \ onde era a EE Felisberto Carrijo \ será coordenada por Antônio... Inauguração prevista para Setembro
- Fórum mais integrado à organização da Mostra de Teatro Escolar – Paulina propões encontro dos alunos com professores do fórum. Proposta para Outubro. Convidou os professores do Fórum para estarem na sala do estágio 1 no final do semestre.
- Necessidade de retomar os planejamentos dos próximos encontros disposto no blog. Participação de Neibe e Fred no CONFAEB – data de inscrição prorrogada | Paulina irá olhar como é para o lançamento do livro no evento.
- Luiz Humberto indicou um revista da FApemig para  projetos. Vilma ressaltou a importância  de divulgar o projeto em diversas instâncias.
- 17/10 Ateliê Carol, Marcelo e/ou Getúlio (Paulina pontuou: convidar os estagiários 1)
- 14/11 Desdobramentos CONFAEB; avaliação 2015; projeção 2016.
-05/12 Confraternização chácara: apresentação de trabalhos (Neibe e Gabi)
- Vilma retomou que não conseguiram terminar portfólios e agendou-se novo MUTIRÃO PORTIFÓLIO para o dia 22/09  a partir da 18:00. /GEAC
- Carol apresentou seu projeto... Ceci Cardoso | Leôncio do Carmo |... memória afetiva \ ocupação...
- Roberta apresentou sua pesquisa com crianças pq... ”temos 4 buracos e 5 dedos nas mãos”

- áudiotour conduzido por Paulina... shshshshshshhhhhhshhshshshshhshshsh\corpos de Rodin.

Lançamento do Portfolium

domingo, 12 de julho de 2015


Queremos agradecer a todos que estiveram conosco no último sábado (11) no espaço cultural Matilde Ferreira, no lançamento do portfolium do nosso projeto. Foi uma noite muito especial e inesquecível.

Na imagem acima você vê alguns dos autores do material posando para fotos.

Lançamento do Portfólium Partilhas!

sexta-feira, 3 de julho de 2015


Você é nosso convidado para o lançamento do portfólium do projeto Partilhas Teatrais!

Nota informativa do XXVII Fórum de professores

Aos vinte dias do mês de junho de dois mil e quinze, realizou-se nas dependências da Escola Municipal Professor Sérgio de Oliveira Marquez o XXVII Fórum entre Educadores de Teatro. Iniciamos lembrando o convite para a exposição do doutorado de Paulina no CEI Maria de Nazaré (Ricardo/Paulina) dia 26/06 às 19:00 horas com transporte saindo da UFU às 7h10min. Os pontos em pauta foram: 1) Relato Neibe e Marcelo sobre o encontro com Gercina (Silma) 2) Impressões do Encontro Ações e Reflexões em Arte 3) Notícias sobre o Portfólium 4) Notícias sobre a Mostra de Teatro Escolar 5) Planejamento para 2º semestre de 2015 Iniciamos com notícias por Neibe e Marcelo da reunião agendada com Secretária de Educação, Sra Gercina Santana Novaes, realizada no dia dezoito de junho, na prefeitura. Sra Gercina estava de férias e os referidos professores foram recebidos pela Dra Silma, Foram discutidos alguns pontos importantes da carta e Dra. Silma propôs: parceria com CEMEPE por ser difícil nesse momento ter um professor formador em teatro; Escrita de projeto para FAPEMIG em nome do CEMEPE para obtenção de verbas para o FÓRUM; marcar com Sr. Prefeito Gilmar para conversa sobre a escola de música, que poderia ser uma escola de arte. Por fim, agendou uma nova conversa com Sra. Gercina e irão Neibe e Marcelo e caso seja necessário terão como apoio Fred e Carol. Quanto ao Encontro Ações e Reflexões alguns integrantes do fórum, assim como Marcelo, Neibe e Vilma expuseram suas impressões, considerando terem sido benéficas as participações dos professores de teatro e suas ações, assim com as exposições a respeito do trabalho do Partilhas e dos Fóruns. Para o lançamento do Portfólium será necessário um mutirão para organização no dia 07/07/2015 às 18:30, no bloco M, sala 8, sendo essencial a contribuição dos autores. O orçamento dos valores do coquetel de lançamento estão sendo aguardados. Vilma reforçou a todos o convite para a Mostra de Teatro Escolar que está sendo organizada por Tom e Maria, professores do Est. Sup. II esse semestre, destacando não só as oficinas, compartilhamentos das escolas, mas também as duas mesas redondas. Comentou para pesarmos futuramente em formas de participação dos professores da rede também na organização juntamente com os professores da UFU e os alunos da graduação. Ricardo salientou também a mostra como importante espaço de intercâmbio entre as práticas dos professores da rede e os alunos dos cursos de graduação. Vilma informou ainda (embora não tenha em mãos os dados precisos) que nesse ano a mostra tomou uma dimensão muito grande e houve boa adesão professores da rede e não só os que participam dos fóruns. Algumas proposições de escolas que pediram mais de uma ação não puderam ser contempladas. Willian expôs sua necessidade de organizar materiais relativos ao trabalho com teatro, para levar a Ribeirão Preto com o intuito de sensibilizar professora e diretora do Núcleo Pedagógico de Ensino de Ribeirão, visando promover alguma conquista à partir dessa semente lançada (expondo materiais), para que futuramente possa convidar essa diretora, Sra. Deborah a conhecer a estrutura de Uberlândia e quem sabe implantar em Riberão. Para tanto solicita o envio de materiais para seu email: willap303@gmail.com Em seguida passamos para a organização de datas e planejamento das ações para os fóruns, no 2º semestre desse ano. 30/06 a 03/07/2015 = IV Mostra de Teatro Escolar: Precisamos Falar Sobre Direitos Humanos 11/07/2015 = Lançamento Portfólio PLANEJAMENTO PARA 2º SEMESTRE 2015 DATA ASSUNTO/ATIVIDADE QUEM (responsáveis) ONDE 22/08/2015 (2º Seminário ?) -Trocas de experiências/Relatos de pesquisa/ Apresentação de Carol, Roberta, Willian, Fred e Neibe Roberta (*Paulina) Muna ou Auditório Cícero Diniz (30*?) 05 a 07/09/2015 - CONANE – Heliópolis/SP Fred Marcelo Briotto ( Cotar Van) -São Paulo 17/10/2015 -Desdobramentos CONANE -Ateliê (CONFAEB: propor relato sobre fórum (Fred e Neibe), 05 a 09/11) -Carol (*Getúlio?) -Marcelo Briotto -Sede do CTM ou Teatro Municipal 14/11/2015 -Desdobramentos CONFAEB -Avaliação 2015 -Projeção 2016 -Vilma -Lilian -CEMEPE ou Centro de tecelagem 05/12/2015 -Confraternização -Neibe -Ricardo -Nélia -Chácara avô da Gabi Estiveram presentes nesse fórum: Vilma, Neibe, Fred, Ricardo, Marcelo, Carol, Nélia, Lilian, Suze Léa, Roberta, Willian. Terminamos lembrando que o dia 11/07/2015 será o lançamento do Portfólium.

IV Mostra de Teatro Escolar e XXVIII Fórum de professores acontecem a partir do dia 30 em Uberlândia

domingo, 14 de junho de 2015


Acontece entre os dias 30 de Junho e 03 de Julho a IV Mostra de Teatro Escolar em Uberlândia, organizada por alunos e professores do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

Serão quatro dias de espetáculos, oficinas ministradas por atores, rodas de conversa e apresentações teatrais de alunos de escolas públicas e privadas de ensino básico da cidade, incluindo alunos da ESEBA (Escola da Educação Básica da UFU). 

No evento, também acontecerá o XXVIII Fórum de Diálogos entre educadores de Teatro, evento de discussões entre professores de Teatro da cidade, sob a organização do projeto de extensão da UFU "Partilhas Teatrais".

O Evento se encerrará com a apresentação de quadrilha junina da ONG Periferarte 

Confira o folder do evento:




XXVII Fórum de Professores acontece dia 20 de junho

sexta-feira, 5 de junho de 2015


Acontece no próximo dia 20 de Junho, às 14 horas, na Rua Maria Abrão Calil, Nº 25, Bairro Pacaembu, o XXVII Fórum de Diálogos entre educadores de Teatro de Uberlândia.

O Evento prosseguirá as discussões da prática Teatral na escola básica.

Você é nosso convidado! Participe!

Nota informativa XXV Fórum de Professores

domingo, 24 de maio de 2015

Registro realizado por Roberta Liz 

Às vezes, quando eu escrevo algumas coisas, eu as gravo em vídeo para poder enxergar uma possibilidade de leitura do texto. Hoje não pude dar aula, meu corpo e mente estão exaustos demais, que acabaram fraquejando em sua saúde e bem estar. Então, fiquei em casa, escrevendo e lendo sobre o ofício de ser professor (que eu amo, apesar de todos os nossos conflitos). Gravei meus textos, e vou compartilhar um dos vídeos; é bem amador, de qualidade bem precária, mas é carregado de sentimentos, confissões, desabafos e grito de socorro. Quero dividir com alguém, e na ausência de um cúmplice em carne e osso, neste momento, dividirei aqui mesmo, pelo facebook. (texto postado por Laíza Coelho, professora de Teatro, em 12 de março de 2015, em sua página do facebook, juntamente com o vídeo citado) Como acertado no fórum anterior, assistimos ao vídeo, e, em seguida silêncio e uma suspirada. Depois de alguns instantes iniciamos a conversa: Neibe inicia comentando sobre como a realidade em sala de aula muda o discurso que uma pessoa tinha antes de exercer o magistério. Às vezes, concluir: “A gente cai no sistema”. 

Na seqüência, Vilma afirma sobre a importância do encontro com os diferentes (de lugares, anos de serviço...) e relata o que ouviu quando chegou à escola como professora: “Você vai dar isso? É porque você é nova.” Não tinha noção e ser sem noção leva a errar muito, mas também acertar. O fórum tem sido possibilidade desse espaço. Nesta data, em específico, havia: professores de teatro na universidade e na escola básica, alunos da graduação em teatro, além de uma professora de outra área que trabalha com teatro na escola. Marcelo Brioto comenta que o vídeo visto é como uma denúncia. Coisas que talvez não tenha vivido, mas ouvido, e se afetado... Remete-nos à uma questão recorrente no Partilhas “solidão dentro da escola”, “me sinto solitário?”, há também parceria com os alunos. Escola: sociedade representada de todos os seus lados. Eliane Tinoco comenta que vê nesse vídeo todas as desgraças que acontecem no decorrer de um tempo muito maior em 50 min. Se fosse assim não daríamos conta. Informa que vem aí uma mudança curricular na prefeitura: 2 aulas obrigatórias de arte na educação infantil. Uma de artes visuais e outra de música, a serem dadas pelo mesmo professor. Tantos anos de luta, é um retrocesso. Houve conversas com a Secretária de Educação acerca de concursos separados para cada área, ela disse ser primordial e cadê? (Daqui para frente não consegui registrar as falas em particular, mas as reflexões, em geral:) - Você vê potencia na Educação? Não queremos ser diferentes, queremos o mesmo respeito das outras disciplinas. Legitimar o teatro na escola. Porém, há vantagens em ser meio esquecido... a liberdade. - Um problema: a apropriação que outros professores fazem da arte, de maneira equivocada, desprestigiando os profissionais habilitados. 

Questões: Por que o meu argumento se dá na oposição ao outro? “A diferença está em mim” “há potência na arte” pressuposto que nos outros (professores, disciplinas) não haja. Será? Escola como um lugar para vencer. Mesmo quando o professor é reconhecido e a arte também, surgem cobranças do universo capitalista competitivo, que não condizem com o fazer artístico que temos entendimento. Essas lutas pela legitimação se dá em diferentes níveis de atuação: 1. Professor em sala com estudantes 2. Escola (coletivo, luta, manifesto) 3. Cidadão (participação em outros âmbitos) Reconhecemos que estamos ampliando a participação nessas esferas de atuação, uma vez que no próximo mês, nos encontraremos com secretária de Educação do munícipio. Necessidade de se atuar nas brechas por sobrevivência, embora a vontade seja quebrar com toda essa estrutura fragmentada. Há exemplos de escolas, na esfera pública brasileira, que têm tido experiências inovadoras em educação. O interesse de sabermos mais acerca delas: onde, quais? O quê? Como? (Centro Educacional Maria de Nazaré, Amorin Lima, Projeto Ancora) Talvez visita-las! Experiências com princípios de educação que se aproximam do que vimos pensando: Pró-jovem (exemplo citado pelo Eduardo, acontecido em outro estado), os extintos Ginásios Vocacionais, entre outros. Organização do próximo fórum 23/05: Paulina leu a Carta dos docentes universitários de Dança e Teatro aos governos e gestores escolares sobre a necessidade dos concursos para as diferentes linguagens artísticas. A partir dessa leitura, Neibe, Marcelo e Carol, se dispuseram a redigir uma carta a ser entregue à secretária Gercina, na qual estarão nossas principais reivindicações: 

1. Reconhecimento deste fórum, um espaço aberto e formativo, como lugar de capacitação de professores. 2. Disponibilização de um professor de teatro da rede como mediador deste espaço; 3. Realização de concursos específicos para as diferentes linguagens artísticas; 4. Sensibilização da rede municipal de ensino para acolher esses profissionais habilitados em outras linguagens que não as visuais, respeitando suas áreas de formação. 15hs: Encontro com a secretária de Educação 1. Histórico do Fórum (sugestão que Neibe, Carol e Paulina organizem uma apresentação aproveitando o trabalho que enviarão e apresentarão no 15º Encontro de Ações e Reflexões no Ensino de Arte, a ocorrer em junho. 2. Fala explicando o conteúdo da carta 3. Ouvi-la e conversar. 4. Entregar as produções do projeto e convida-la para a Mosta. Na sequencia, Tom e Maria falarem sobre a Mostra (30 de junho a 04 de julho de 2015) e decidirmos o espaço do Fórum dentro dela. Alteração no cronograma: 20/06 – Paulina não poderá compartilhar a sua tese, fará isso dia 26 de junho, no Maria de Nazaré e todos são convidados. Usaremos esse dia para planejar ações para o segundo semestre. Para tanto, pensar os lugares que queremos habitar, voltar... Destino e viabilidade da viagem pré-programada (03/09 – 07/09)

ProfArtes apresenta: Aula Magna com o Prof. Dr. Zeca Ligiéro

domingo, 17 de maio de 2015

Prof-Artes apresenta:
Aula Magna com o Prof. Dr. Zeca Ligiéro (PPGAC – UNIRIO)
Outro teatro: cantar/dançar/batucar/contar.
Seguido do lançamento dos livros:
* Corpo a corpo: estudos das performances brasileiras (autoria);
* Performance e Antropologia de Richard Schechner
* Augusto Boal: arte, pedagogia e politica.
Dia 22/05 às 14h no Auditório do 5 O – C – Campus Santa Mônica
Sobre o professor:
Zeca Ligiéro possui graduação em Direção Teatral pela UNIRIO (1972), mestrado (1988) e doutorado (1997) em Performance Studies - New York University, Pós-Doutorado (New York University/Yale University (2001-2002), Pós-Doutorado (Paris VIII) 2013-2014). Atualmente é Professor Associado da UNIRIO e C oordenador do Núcleo de Estudos das Performances Afro-Amerín dias (NEPAA).
 

Facebook

Participar do BLOG

Notícias

ACESSOS