Pesquisar

.

.
Assista ao nosso documentário: Cartas para um amanhã: compartilhando histórias e poéticas do teatro na escola

Envio de artigos para próxima edição da revista rascunho prorrogado até 20/02

terça-feira, 20 de janeiro de 2015


A submissão de textos para 3ª Edição da Revista Rascunhos, do Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos em Artes Cênicas (GEAC) do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, foi prorrogada até 20 de fevereiro de 2015. 

No próximo número haverá um dossiê dedicado ao tema Teatro e Escola: ações e reflexões, para o qual estão convidados a participar artistas-pesquisadores nacionais e internacionais com investigações nesse campo.

A revista recebe artigos relacionados a pesquisas nos níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado sobre qualquer tema em fluxo contínuo na seção Chamada Aberta.

Rascunhos é uma publicação eletrônica, de peridiocidade semestral. O primeiro número teve como dossiê Desmontagem e o segundo Viewpoints: Estudo e Prática. Além dos temas específicos que são propostos pelos pesquisadores do GEAC, recebe em fluxo contínuo artigos originais oriundos de pesquisa de mestrado, doutorado ou pós-doutorado na área de artes cênicas.

Para conhecer as normas de publicação acesse: Rascunhos – Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas e clique em "sobre" e depois "submissões".

Sobre a Revista

Rascunhos é uma publicação eletrônica, de periodicidade semestral, do Grupo de Estudos e Investigação sobre Processos de Criação e Formação em Artes Cênicas(GEAC) que reúne artistas-pesquisadores do Curso de Teatro e dos Programas de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia e de outras IES. Está ligada administrativamente ao Instituto de Artes da UFU, e sob gestão dos pesquisadores do GEAC.

Próximos dossiês:

Teatro e Escola: ações e reflexões. Organização: Paulina Caon e Vilma Campos. Envio de artigos prorrogados até 20 de fevereiro de 2015.
CHAMADA ABERTA – Artigos originais oriundos de pesquisa de mestrado,  de doutorado ou pós-doutorado na área de artes cênicas podem ser submetidos a qualquer momento pelo sistema de fluxo contínuo.

Prazo para contribuição no Portfolium vai até 17 de Fevereiro

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

               Olá professores! O Projeto Partilhas Teatrais vem a público convidar os professores que possam se interessar em contribuir com a publicação de um Portfolium do projeto, que está em fase de desenvolvimento e receberá textos e imagens até o dia 16 de Fevereiro de 2015. No último fórum de professores de 2014, ficou acordado entre os que estavam presentes, que o modelo desta ação do projeto será uma Pasta contendo cadernos de diferentes temas propostos, com textos e fotos que façam alusão ao tema específico do caderno.
               Cada um poderá escolher um eixo principal, e discorrer sobre ele e anexar uma ou mais imagens, ainda que durante o trabalho possa fazer referências a outros aspectos. Os professores deverão abordar como o tema escolhido se relacionou com seus trabalhos teatrais na escola básica durante o ano de 2014. Envie a contribuição pelo e-mail: projetopartilhas@gmail.com 

A seguir, veja os seguintes temas propostos pelos professores no XXII fórum:

* Cultura Juvenil

* Espaço

* Tempo

* Corpo

* Coletivos Teatrais

* Material Provocador (músicas, objetos, dinâmica com elementos)

* Jogos

* Formação de Professor

Último fórum de 2014 reuniu professores na chácara Santa Teresa, no bairro Morada do Sol

terça-feira, 9 de dezembro de 2014


Aconteceu no último sábado (06) o XXII Fórum de Diálogos entre educadores de Teatro de Uberlândia, na chácara Santa Tereza, no condomínio Morada do Sol em Uberlândia.

Iniciamos nossos trabalhos às 14:30 com Vilma Campos fazendo as considerações iniciais, sobre os exercícios propostos para o dia. Gabriela Neves, Marcelo Briotto, Getúlio Góis, Vilma Campos e Carol apresentaram trabalhos para o dia.

A Professora Carol iniciou as apresentações do dia contando sobre sua trajetória profissional na escola, e seus desafios como educadora de Teatro. Carol disse que iniciou sua trajetória com roupas e assessórios “discretos”, assumindo assim um personagem para estar no ambiente escolar, e posteriormente percebeu que não precisava dessa atitude, e então, assumiu seu estilo “roqueira”, com seus alargadores, tatuagens e roupas pretas. Carol também colocou as músicas que seus alunos geralmente ouvem na escola, como "funks proibidões" com letras sugestivas, o que nos proporcionou reflexão sobre a questão. Segundo Carol, as crianças se divertem com o ritmo que estas músicas produzem, mas não entendem especificamente a letra delas. Em face disso, a professora propôs aos alunos funks com letras reflexivas, que tratam sobre várias questões sociais brasileiras, o que despertou o reconhecimento dos pais dos alunos. Após isso, fizemos uma roda de conversa com discussões sobre o tema proposto pela professora Carol.


                Em seguida, Gabriela Neves apresentou para o grupo, sua pesquisa dentro do partilhas, sobre teatro na escola. “É possível fazer teatro na escola”, foi o questionamento principal feito pela bolsista ao longo de sua pesquisa. Depois, Marcelo e Getúlio apresentaram suas experiências na escola através de um projetor. Vilma fez sua performance na piscina da chácara, espalhando imagens plastificadas de atividades do laboratório LAPET ao longo do ano de 2014 e Ana Elvira nos presenteou com uma cena de palhaço, a professora que pesquisa o ramo da comicidade aprsentou a todos nós "Dona Caixinha", sua divertida palhaça, que arroncou boas risadas de todos nós com suas trapalhadas! 

                  Após estas experiências fizemos uma roda de conversa onde todos puderam comentar suas trajetórias escolares e univers
itárias ao longo de 2014, e Vilma prestou contas sobre os recursos utilizados pelo projeto durante o ano, e o nosso interesse em produzir o portfolium até maio de 2015. Por ultimo fizemos um lanche coletivo e confraternizamos na piscina, além de revelarmos um divertido amigo secreto, onde presenteamos o amigo com algo que nos pertença.

                  Em breve publicaremos mais informações sobre o Portfólium, e como os professores poderão contribuir com ele através de textos e imagens sobre temas específicos. Também decidimos que o próximo fórum de professora acontecerá na primeira metade de Fevereiro, provavelmente antes do carnaval!

Partilhas participou de seminário da UNIRIO, no Rio de Janeiro

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014


         A Profª. Drª. Vilma Campos, coordenadora do projeto Partilhas Teatrais, esteve entre os dias 03 e 04 de dezembro, representando o  nosso projeto na "Semana do Ensino do Teatro", realizado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

         Entre os dias 02 e 05 de Dezembro, o evento contou com palestras, oficinas, defesas de TCCs, espetáculos e rodas de conversa. Vilma Campos, teve a oportunidade de compartilhar experiências do nosso projeto, que acontece na cidade de Uberlândia-MG, com acadêmicos da capital carioca, e também de outras localidades do país. 

        O evento defendeu a necessidade de criar dentro do contexto acadêmico um espaço e momento de troca entre professores, alunos, e público externo, para discussões e vivências do ensino de Teatro na educação básica. Na atividade em que o Partilhas se manifestou, através de Vilma, o principal questionamento levantado para o público que assistiu foi: "É possível reinventar a escola?"                                                                                                                                                 Após o evento, Vilma regressou a Uberlândia, onde pôde dividir com professores da nossa comunidade suas experiências e aprendizados na semana da UNIRIO. * A todos os professores e alunos daquela instituição, nós do Partilhas Teatrais agradecemos a generosidade e carinho em receberem nossa professora.

        Outras fotos do evento, na página oficial: Semana do Ensino do Teatro

Os Anais do "I Seminário" já estão disponíveis para leitura e download

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

No arquivo abaixo, você pode ler todos os textos do I Seminário de Ensino e Aprendizagem em Teatro, que aconteceu de 29 a 31 de Agosto deste ano em Uberlândia-MG. Se quiser, poderá também fazer o download do arquivo na íntegra, basta clicar em "save"!

I Semana de Arte acontece na Eseba

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Clique nas imagens abaixo e confira a programação completa!




Último fórum de professores em 2014 acontece em dezembro!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

   
      Acontece no próximo dia 06 de Dezembro, às 14 horas, o último fórum de diálogos entre educadores de Teatro de Uberlândia de 2014. O evento encerrará as atividades do Partilhas Teatrais neste ano com a confraternização entre professores e alunos.

     O evento será realizado na Chácara Santa Tereza (Rua Pitanga, Nº 331, Bairro Condomínio Morada do Sol), próximo à BR 365.
     O encontro terá o compartilhamento de experiências vivenciadas por todos ao longo do ano, um amigo secreto e por último um lanche coletivo. Participe conosco!

Saiba chegar no local. Clique no mapa abaixo!

Partilhas e PIBID realizam reunião conjunta na UFU

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

           

Os integrantes do Projeto Partilhas Teatrais se reuniram na última quinta-feira (06) com os alunos de Teatro do (PIBID) - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no LAPET, (Sala 8), do bloco 3M. Nesse encontro, que seria originalmente realizado no parque do sabiá, e só não aconteceu por causa de uma forte chuva que caía sobre a cidade no dia, discutimos assuntos de relevância conjunta, como os dilemas do ensino de teatro na educação básica, sob a perspectiva dos alunos do curso ainda em formação, que tem o contato com a criança na forma do estágio, auxiliando o professor titular da disciplina na escola com as atividades propostas. 

A professora Vilma Campos, coordenadora do Partilhas Teatrais, iniciou a roda de conversa pontuando os temas e atividades que seriam construídos no encontro. Em seguida, dividiu os alunos (tanto do PIBID quanto bolsistas do Partilhas) em 3 grandes grupos, de 4 pessoas cada um. Em cada grupo, uma pessoa seria o representante bolsista do partilhas, e as outras 3 seriam do PIBID, sendo cada uma de uma escola específica.

Após os grupos formados, iniciaram-se as discussões relacionadas às experiências de cada um. Cada grupo ficou responsável por levantar as (expectativas, problemas e descobertas) de cada um do grupo sobre suas atividades como bolsista, e escrever essas questões numa folha de papel. Após o registro, cada um expos a experiência de outro colega do grupo, de modo que cada um não pudesse falar de si.


Após as apresentações, surgiram questões que foram discutidas em roda, onde todos puderam se manifestar e compartilhar experiências e aprendizados, e após isso, realizamos um delicioso lanche coletivo, que encerrou as atividades do dia. 

Aos professores e alunos integrantes do PIBID, o Partilhas Teatrais agradece o carinho e acolhimento, foi uma tarde muito agradável.

 

Facebook

Participar do BLOG

Notícias

ACESSOS